Jogo do Galo

Jogo do Galo
Versão: 1.2.45
Atualizado: 2020-10-18
Autor: Sérgio Moreira

12 Downloads

❗ Se não conseguir realizar o download, experimente um navegador diferente.

      

Ajude-nos a suportar a infraestrutua de suporte à aplicação. Partilhe e contribua...


Screenshots

Jogo do Galo
Jogo do Galo
Jogo do Galo
Jogo do Galo

Apresentação da Aplicação - Jogo do Galo

O jogo do galo (português europeu) ou jogo da velha (português brasileiro) ou três em linha é um jogo e/ou passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.

Notas de Lançamento

1.2.30 - 2020-10-08

Design UI

Atualização de algumas dependências

Correção de erros

Algumas animações

No Android TV a tecla home fecha a aplicação


1.14 - 2020-10-01

Correção de Erros
Várias melhorias na experiência do utilizador
Adicionada Língua Espanhola
Melhorias no contraste


1.0 - 2020-08-30

O jogo do galo (português europeu) ou jogo da velha (português brasileiro) ou três em linha é um jogo e/ou passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.

Estratégias

Exemplo do jogo do galo em que o círculo (O) ganha o jogo.

Analisando o número de possibilidades de forma simplista, existem 362.880 (ou 9!) maneiras de se dispor a cruz e o círculo no tabuleiro, sem considerar jogadas vencedoras. Quando consideramos as combinações vencedoras, existem 255.168 jogos possíveis. Assumindo que 'X' inicia o jogo (se considerar que 'O' inicia, os resultados passam a ser inversos), temos:

  • 131.184 jogos finalizados são ganhos por 'X'
    • 1.440 são ganhos por 'X' após 5 movimentos
    • 47.952 são ganhos por 'X' após 7 movimentos
    • 81.792 são ganhos por 'X' após 9 movimentos
    • 77.904 jogos finalizados são ganhos por 'O'
    • 5.328 são ganhos por 'O' após 6 movimentos
    • 72.576 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
  • 46.080 jogos finalizados resultam em empate

Ignorando jogadas simétricas (outras jogadas rotacionadas ou refletidas), existem apenas 138 resultados únicos. Assumindo novamente que 'X' sempre inicia o jogos, temos:

  • 91 resultados únicos são ganhos por 'X'
    • 21 são ganhos por 'X' após 5 movimentos
    • 58 são ganhos por 'X' após 7 movimentos
    • 12 são ganhos por 'X' após 9 movimentos
    • 44 resultados únicos são ganhos por 'O'
    • 21 são ganhos por 'O' após 6 movimentos
    • 23 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
  • 3 resultados únicos são empates

Jogada perfeita

Se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada - apesar de o número total de possibilidades ser muito grande, a maioria delas é simétrica, além de que as regras são simples. Por esse motivo, é muito comum que o jogo empate (ou "dê velha").

Um jogador pode facilmente jogar um jogo perfeito seguindo as seguintes regras,[3] por ordem de prioridade:
Em geral, é melhor jogar no centro e em seguida nos cantos pois há maior possibilidade de bloquear ou vencer.

  1. Ganhar: Se você tem duas peças numa linha, ponha a terceira.
  2. Bloquear: Se o oponente tiver duas peças em linha, ponha a terceira para bloqueá-lo.
  3. Triângulo: Crie uma oportunidade em que você poderá ganhar de duas maneiras.
  4. Bloquear o Triângulo do oponente:
    • Opção 1: Crie 2 peças em linha para forçar o oponente a se defender, contanto que não resulte nele criando um triângulo ou vencendo. Por exemplo, se 'X' tem dois cantos opostos do tabuleiro e 'O' tem o centro, 'O' não pode jogar num canto (Jogar no canto nesse cenário criaria um triângulo em que 'X' vence).
    • Opção 2: Se existe uma configuração em que o oponente pode formar um triângulo, bloqueiem-no.
  5. Centro: Jogue no centro.
  6. Canto vazio: jogue num canto vazio.

Em suma, a não ser em condições especiais, o jogador deve ter preferência pela posição central, seguida pelos cantos, seguidos pelas bordas. Triangulação

Como não existe estratégia vencedora no jogo da velha, conquistar um triângulo depende de um erro do adversário. Entretanto, algumas delas são definidas através de uma única jogada do adversário.

Triangulação através do centro

  • Comece jogando no centro do tabuleiro.
  • Se o adversário jogar na borda, jogue no canto ao lado desta borda.
  • O adversário será obrigado a se defender, jogando no canto afastado.
  • Estabeleça o triângulo, jogando no canto ou borda alinhados ao canto conquistado.

Triangulação através do canto

  • Comece pelo canto.
  • Se o adversário jogar numa borda, jogue no canto que obrigue o adversário a jogar em outra borda.
  • Quando o adversário se defender jogando na borda, conquiste o centro.
  • Ao conquistar o centro, o triângulo estará formado.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha


 [1] 

Informações Adicionais

Atualizado: 2020-10-18
Versão atual: 1.2.45
Versão mínima Android suportada: 5 ou Superior
Compatível com Android TV: Sim
Programador: Sérgio Moreira
Contactar Programador: https://samoreira.eu/?contact
rss
 
samoreira.eu usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Se você continuar navegando nesta página, você concorda com o uso de cookies.