bars
Hello, good morning!  Today is Tuesday, 17 May 2022  
facebook   twitter   linkedin   instagram   blogger   youtube   Google Play

pencil Blogue Pessoal

Teoria das Cores

Teoria das Cores

Espectro visível

Os comprimentos de ondas visíveis encontram-se aproximadamente entre os 380 e 750 manómetros ou frequências ( 4,3x10^14 Hz a 7,5x10^14 Hz). Ondas mais curtas (ou com maiores frequências) abrigam o ultravioleta, os raios-X e os raios gama. Ondas mais longas (com menores frequências) contêm o infravermelho, o calor, as micro-ondas e as ondas de rádio e televisão. O aumento de intensidade pode tornar percetíveis ondas até então invisíveis, tornando os limites do espectro visível algo elástico.

CorFrequênciaComprimento de Onda
Violeta668-789 THz380-450 nm
Azul631-668 THz450-475 nm
Ciano606-630 THz476-495 nm
Verde526-606 THz495-570 nm
Amarelo508-526 THz570-590 nm
Laranja484-508 THz590-620 nm
Vermelho400-484 THz620-750 nm

Psicologia e Fisiologia da Cor

Uma vez de se tratar não de uma propriedade do objeto, mas de um elemento perceptivo, a cor tem uma série de implicações na Psicologia. Dessa Forma, a percepção da cor pode causar uma série de sensações, de acordo com cada cultura, que costuma ser muito explorada pela publicidade. A cultura ocidental faz associar, por exemplo, o verde a esperança, o vermelho à fome, o púrpura ao luxo e o roxo ao luto.

Constância da Cor

O fenômeno da constância da cor faz com que as superfícies pareçam manter aproximadamente a mesma cor sob diferentes iluminações. O sistema nervoso aparentemente extrai aquilo que é invariante sob as mudanças de iluminação. Embora a radiação luminosa mude, nossa mente mantém os padrões sob a luz branca, agrupa-os e classifica-os como se fossem sempre os mesmos.

Simbologia das cores

Há a crença de que as cores teriam diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, embora isso seja extremamente duvidável conforme a comunidade científica. Os supostos efeitos seriam:

  • Vermelho é paixão, entusiasmo, encontro entre pessoas. Estimula ações agressivas
  • Amarelo é concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto. Está associado a positividade e a boa sorte
  • Laranja é equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria. Além de ser atraente e aconchegante
  • Verde é esperança, abundancia, cura. Estimula momentos de paz e equilíbrio. É a cor da revelação, também representa a ganância.
  • Azul é purificação, expulsa energias negativas. Favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Estimula a busca da verdade interior
  • Lilás é a cor que tem mais influencia em emoções e humores. Também está ligada a intuição e a espiritualidade
  • Branco é purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a imaginação e a humildade. Produz a sensação de limpeza e claridade, além de frieza e esterilidade
  • Preto, pode ser representado como uma capa de aço, onde aquilo que está dentro não sai e aquilo que está fora não entra
  • Rosa Pode ser representado pela humildade e amizade

0 visualizações | 0 comentários
Sérgio Moreira

Existem: 13 tópicos!

qrcode
IP: 34.231.147.28 | US
Design & copyright© 2022 Sérgio Moreira |
All rights reserved