Hello, good morning!  Today is Friday, 3 December 2021  
facebook   twitter   linkedin   instagram   blogger   youtube   Google Play

pencil Blogue Pessoal

Teoria das Cores

Teoria das Cores

Espectro visível

Os comprimentos de ondas visíveis encontram-se aproximadamente entre os 380 e 750 manómetros ou frequências ( 4,3x10^14 Hz a 7,5x10^14 Hz). Ondas mais curtas (ou com maiores frequências) abrigam o ultravioleta, os raios-X e os raios gama. Ondas mais longas (com menores frequências) contêm o infravermelho, o calor, as micro-ondas e as ondas de rádio e televisão. O aumento de intensidade pode tornar percetíveis ondas até então invisíveis, tornando os limites do espectro visível algo elástico.

CorFrequênciaComprimento de Onda
Violeta668-789 THz380-450 nm
Azul631-668 THz450-475 nm
Ciano606-630 THz476-495 nm
Verde526-606 THz495-570 nm
Amarelo508-526 THz570-590 nm
Laranja484-508 THz590-620 nm
Vermelho400-484 THz620-750 nm

Psicologia e Fisiologia da Cor

Uma vez de se tratar não de uma propriedade do objeto, mas de um elemento perceptivo, a cor tem uma série de implicações na Psicologia. Dessa Forma, a percepção da cor pode causar uma série de sensações, de acordo com cada cultura, que costuma ser muito explorada pela publicidade. A cultura ocidental faz associar, por exemplo, o verde a esperança, o vermelho à fome, o púrpura ao luxo e o roxo ao luto.

Constância da Cor

O fenômeno da constância da cor faz com que as superfícies pareçam manter aproximadamente a mesma cor sob diferentes iluminações. O sistema nervoso aparentemente extrai aquilo que é invariante sob as mudanças de iluminação. Embora a radiação luminosa mude, nossa mente mantém os padrões sob a luz branca, agrupa-os e classifica-os como se fossem sempre os mesmos.

Simbologia das cores

Há a crença de que as cores teriam diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, embora isso seja extremamente duvidável conforme a comunidade científica. Os supostos efeitos seriam:

  • Vermelho é paixão, entusiasmo, encontro entre pessoas. Estimula ações agressivas
  • Amarelo é concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto. Está associado a positividade e a boa sorte
  • Laranja é equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria. Além de ser atraente e aconchegante
  • Verde é esperança, abundancia, cura. Estimula momentos de paz e equilíbrio. É a cor da revelação, também representa a ganância.
  • Azul é purificação, expulsa energias negativas. Favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Estimula a busca da verdade interior
  • Lilás é a cor que tem mais influencia em emoções e humores. Também está ligada a intuição e a espiritualidade
  • Branco é purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a imaginação e a humildade. Produz a sensação de limpeza e claridade, além de frieza e esterilidade
  • Preto, pode ser representado como uma capa de aço, onde aquilo que está dentro não sai e aquilo que está fora não entra
  • Rosa Pode ser representado pela humildade e amizade

0 visualizações | 0 comentários
Sérgio Moreira

Existem: 13 tópicos!

Instagram
Blogger
Blogger

YouTube Channels

My Youtube Channel
Blogger

Android Play Store

Tic Tac Toe
Memory Game